A Síndrome do Pensamento Acelerado Pode Prejudicar Seu Negócio!

Alguns Padrões Mentais Podem Colocar Seu Negócio em Risco…

A síndrome do pensamento acelerado (SPA) foi descoberta e descrita pelo famoso autor, o Dr. Augusto Cury.

A princípio, trata-se de um “distúrbio” que mexe com nossos pensamentos e ações, e diferente do transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não tem causas genéticas, mas sim comportamentais.

O que acaba ocorrendo com pessoas que desenvolvem a síndrome é que elas, com o tempo, tornam-se incapazes de conviver pacificamente com diferenças porque perdem a resiliência.

A Síndrome do Pensamento Acelerado Pode Prejudicar Seu Negócio!

No âmbito do empreendedorismo, principalmente dentro do marketing digital, devemos tomar cuidado com essa síndrome, pois uma de suas causas é o excesso de informações a que somos expostos todos os dias.

Quantas vezes ficamos até cansados de ler sempre as mesmas coisas, ou de perceber que nosso meio é completamente manipulado por gatilhos mentais e discursos persuasivos que nos levam a adotar ações que não queríamos.

Desse modo, nossa mente vai ficando embotada e cheia de padrões que não servem para nosso dia a dia e não fazem bem para nosso negócio, e temos dificuldade em abandonar esses pensamentos.

Principais Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado

Quem já desenvolveu a síndrome (segundo Augusto Cury, cerca de 80% da população sofre desse mal), pode apresentar os seguintes comportamentos:

  • Ansiedade
  • Falta de concentração
  • Dificuldade em aprender coisas novas
  • Perda de memória
  • Facilidade para se irritar com coisas simples
  • Cansaço físico e mental
  • Insônia

Principais Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado

Todos esses sintomas levam a ações como agir sem pensar, desejo de impor as ideias e pensamentos sobre as outras pessoas, perda de empatia que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus problemas.

As razões que levam ao desenvolvimento da síndrome do pensamento acelerado são a exposição excessiva a estímulos sociais, e também passar sobre muita pressão no trabalho ou nos estudos.

No entanto, colocando os sintomas e as ações que definem as pessoas que têm essa Síndrome, podemos afirmar que quem trabalha com marketing de afiliados está sob constante ameaça.

Para diagnosticar se existe mesmo esse problema é preciso passar por um psicólogo ou psicanalista, que também será o profissional qualificado para indicar o tratamento mais eficaz caso a caso.

De acordo com isso, umas das principais recomendações é diminuir as horas da jornada de trabalho, pois atividades excessivas sobre pressão são um dos fatores que ajudam a desencadear os sintomas da SPA.

6 Dicas Para Evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado

6 Dicas Para Evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado

Visto que, em um mundo dinâmico como o nosso, estamos sujeitos a todo tipo de informação, ainda mais em um mundo que vive a inversão de valores como o de hoje.

Então, para você evitar que a Síndrome se desenvolva, é importante observar e aplicar as 5 dicas abaixo:

1 – Relaxe

Relaxe - Meditação

Essa é a palavra de ordem, relaxamento, pois quando estamos mais desligados do mundo, tendemos a baixar nossos níveis de cortisol e padrões de irritação.

Ouvir música suave enquanto trabalha ou estuda é uma boa ideia para deixar as ondas cerebrais mais distendidas, proporcionando bem estar e relaxamento.

Fazer yoga, praticar meditação, ou ter um hobby que desestresse também são indicações boas para quem precisa se desligar um pouco da rotina do dia a dia.

2 – Distraia-se

Distrair a Mente

Para quem trabalha em casa sozinho às vezes é muito fácil perder o foco das atividades e ficar procrastinando.

Porém, também conseguimos trabalhar horas e horas sem descanso e isso, com certeza, é uma porta aberta para o estresse e outros elementos que levam ao desenvolvimento da síndrome do pensamento acelerado.

Durante alguns minutos a cada hora, distraia o pensamento vendo algum vídeos de humor, ou fazendo alguma coisa que goste bastante.

Em outras palavras, a ideia é tirar a mente um pouco da ansiedade de terminar as tarefas, e dar uma folga para que possa descansar.

3 – Exercite-se

Exercite-se (caminhada)

Sedentarismo é um grande problema dos dias atuais quando todos trabalhamos sentados na frente do computador durante várias horas.

Mas, estudos já confirmaram que a prática de exercícios físicos aumenta os níveis de serotonina, proporcionando bem estar que deixa a Síndrome bem longe.

Fazer uma caminhada diária durante, pelo menos 30 minutos, é uma forma de dar condições ao corpo de estar mais ativo e também de desanuviar os pensamentos enquanto caminha.

Além de melhorar as funções de respiração e fortalecer os músculos cardíacos, a caminhada proporcionará bem estar e relaxamento mental.

4 – Priorize Suas Tarefas

Priorize Suas Tarefas

Quem é empreendedor solo tem que fazer muitas atividades diferentes todos os dias, e nem sempre conseguimos encontrar uma forma de fazer o que realmente importa primeiro.

Para deixar seu dia mais leve, procure fazer as tarefas mais estressantes logo pela manhã, quando a mente está mais vazia e consegue elaborar rotinas mais complexas.

Outro ponto importante é não se culpar por não ter feito 200 coisas no dia, pois muitas vezes justamente ser multitarefas aumenta o estresse e traz a síndrome do pensamento acelerado para a vida.

5 – Planeje Suas Atividades

Planeje Suas Atividades

Muito relacionado ao item acima. Nós temos mania de achar que conseguimos fazer tudo sem um planejamento, temos meio que um perfil de super heróis quando se trata de nosso negócio próprio.

Contudo, é impossível realizar todas as tarefas necessárias e lembrar de todos os detalhes sem um planejamento.

Quando você planeja coloca ordem na sua mente e também nas ações que precisam ser feitas.

Antes de mais nada, crie um cronograma de trabalho em um software como Trello ou aí mesmo em uma agenda de papel, o importante é ter um plano para seguir e deixar a mente com menos sobrecarga de memória.

Isso ajudará também a ter mais criatividade para produzir o conteúdo dos seus projetos digitais.

6 – Use Ervas Relaxantes

Tomar chás calmantes como de camomila e maracujá ajudam a diminuir o peso mental e trazem sensação de bem estar.

Banho Relaxante

Além disso, fazer um escalda pés com sal grosso e alecrim.é uma maneira de eliminar energias negativas e relaxar durante alguns momentos do dia.

Assim também, um banho relaxante com algumas gotas de lavanda também proporcionará limpeza mental e mais facilidade para focar no que é realmente necessário fazer.

Assista abaixo a palestra do Dr. Augusto Cury sobre Síndrome do Pensamento Acelerado no 1º Encontro Cuide-se+.

Síndrome do Pensamento Acelerado – Por Augusto Cury

O que você achou desse artigo? Acredita que tenha algum sintoma dessa Síndrome? Conte para nós nos comentários!

Leia também:

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *