O Que é o Google Meu Negócio e Como Ele Pode Ajudar Sua Empresa

Veja Como o Google Meu Negócio Pode Ser um Bom Aliado Para Atrair Mais Clientes

Leia esse artigo até o final para saber o que é o Google Meu Negócio e como ele pode ajudar a dar mais visibilidade para seu empreendimento.

Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente e que permite que os empreendedores possam divulgar seus negócios para conseguir mais clientes.

Foi criada pelo Google para dar a chance dos negócios cadastrados aparecerem mais no meio de toda a quantidade de informações que existe online.

Segundo informações da própria empresa, quem está cadastrado no Google Meu Negócio tem muito mais chance de conquistar novos clientes e fidelizá-los.

O Que é o Google Meu Negócio e Como Funciona?

Todo mundo que tem negócio próprio também tem a preocupação em como fazer para aparecer no resultado das pesquisas do Google, sem precisar fazer anúncios pagos.

Sabendo disso a plataforma que deseja proporcionar serviços que ajudem os usuários criou uma forma de empresas e negócios aparecerem em seus resultados sem precisarem investir para isso.

Dentro de o que é o Google Meu Negócio, empreendimentos podem ser encontrados mais facilmente através da busca local.

Por exemplo, você possui um salão de cabeleireiros próximo duas quadras de uma pessoa que deseja cortar o cabelo.

Quando essa pessoa faz a busca, se o salão estiver cadastrado no Google Meu Negócio, seu estabelecimento aparecerá para esse cliente que poderá ir até o local com mais facilidade com as informações fornecidas.

O interesse do Google é fornecer o melhor serviço para quem faz uma busca, por isso ele se preocupa em fornecer informações coerentes e sempre fidedignas para seus usuários.

Para prestar esse serviço a funcionalidade de o que é o Google Meu Negócio usa conceito da Web 3.0, que nada mais é que entender o contexto da pessoa que está pesquisando.

Assim, o Google sempre mostrará os locais que estiverem mais perto geograficamente de quem estiver fazendo a pesquisa.

Isso é chamado de local search, que em português significa busca local, e é um tipo de serviço que o Google está melhorando a cada dia.

Um exemplo disso é se estiver acontecendo algum grande evento em qualquer lugar do mundo, quando as pessoas fizerem pesquisas o Google mostrará as últimas novidades sobre o assunto.

No caso de alguém estar no mesmo local onde esse evento estiver acontecendo e precisar saber se hotéis ou restaurantes, o Google “entende” essa necessidade e mostra os melhores resultados para essa busca.

Ou seja, mesmo que as buscas sejam parecidas, com o conceito da Web 3.0 o Google consegue entender o que a pessoa está procurando e atende corretamente.

Já pensou você estar procurando por manicures perto de seu endereço e o Google mostrar vídeos de pessoas fazendo as unhas?

Seria frustrante e com certeza ele não deseja que seus usuários fiquem frustrados e deixem de usar a plataforma, não é mesmo?

Com todo esse cuidado para apresentar às pessoas os negócios que estão próximos a elas, acredito que você já tenha entendido que é importante se cadastrar nesse conceito de o que é o Google Meu Negócio, certo?

Benefícios Principais de se Cadastrar no Google Meu Negócio

Veja abaixo algumas vantagens de fazer um cadastro nessa ferramenta gratuita do Google.

1 – Mais Exposição Gratuita

Sem dúvida a melhor notícia para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir em anúncios no Google Ads.

Com o cadastro no Google Meu Negócio você entra para os resultados das buscas locais sem pagar nada. É uma ajuda e tanto da plataforma, não acha?

2 – Atração de Novos Clientes

Qualquer pessoa que fizer pesquisa receberá os resultados de acordo com o que está buscando, assim você pode fidelizar quem já é seu cliente e também pessoas novas para seu negócio.

O bom desse cadastro é que você define as informações que irão aparecer, e você pode até colocar um tour virtual em vídeo para essas pessoas conhecerem sua empresa.

3 – Publicação de Promoções

Dentro do Google meu Negócio é possível criar ofertas, ações específicas como promoções de datas especiais e até lançamento dos seus produtos novos.

É uma oportunidade de mostrar seu negócio de forma prática para quem já conhece e também para quem está chegando agora.

4 – Interação com os Clientes

Dentro do Google meu negócio você fica sabendo quem faz comentários em sua oferta, assim pode responder as pessoas e manter contato mais estreito, podendo oferecer atendimento diferenciado para essas pessoas.

5 – Acompanhamento dos Relatórios

Dentro do Google Meu Negócio você terá muitas informações sobre como as pessoas interagem com sua empresa, sabendo quantas pessoas clicaram em sua página web e também quantas chegaram pedir uma rota para chegar até sua empresa.

De posse dessas informações você consegue melhorar sua apresentação, ou ainda criar chamadas para ação dentro do site de sua empresa para que as pessoas sigam quando fizerem uma visita.

Como você percebeu o Google Meu Negócio é ótimo para quem tem um negócio físico, mas também serve para quem tem negócio digital, já que é possível deixar o link do seu site nas configurações.

Então, que tal se cadastrar e contar com uma fonte de tráfego gratuito que não vai precisar de SEO para ranquear?

Como Fazer Seu Cadastro Dentro do Google Meu Negócio

  • Primeira coisa que você precisa para se cadastrar é ter uma conta no gmail. Se ainda não tem deverá criar uma, é bem fácil e será por onde você fará toda configuração do seu cadastro.
  • Clique no link “Google Meu Negócio” e depois clique em COMECE AGORA.
  • Siga os procedimentos que a ferramenta indicar, é tudo muito intuitivo e fácil de preencher.
  • Edite e complete todas as informações sobre o seu negócio, pois elas aparecerão para as pessoas do jeito que você cadastrar.
  • Espere para receber seu código PIN, que poderá demorar alguns dias para chegar.
  • Quando receber seu código, acesse a página do Google meu Negócio e insira esse código.
  • Espere até que sua empresa comece a aparecer. Isso pode levar de 10 a 15 dias.
  • Faça acompanhamento do seu cadastro no painel de métricas, e sempre faça atualizações e inclua melhorias que ajudem ainda mais seus clientes e prospectos.

Saiba que fazendo seu cadastro no Google meu Negócio também estará ajudando a melhorar a produtividade do seu efetivo de trabalho nas redes sociais, contando com essa incrível ferramenta gratuita.

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, recomendo assistir ao vídeo do Alex Vargas abaixo que fala sobre procedimentos avançados de SEO para que seu site apareça na primeira página do Google também de forma  gratuita.

SEO Tutorial Passo a Passo Avançado (Seu Site Na Primeira Página)

E aí? Você já cadastrou sua empresa no Google Meu Negócio? Conte, nos comentários, qual sua experiência nessa ferramenta!

Gostou do Artigo? Leia Também:

O Que é o Google Meu Negócio e Como Ele Pode Ajudar Sua Empresa
4.8 (96%) 20 votos

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *