O Que é Marketing de Relacionamento e Como usar em Seu Negócio

Aprender a usar o Marketing de Relacionamento Elevará Seu Negócio a Outro Nível!

Marketing de relacionamento é uma das ferramentas de marketing que está ajudando muitas empresas a conquistarem mais clientes e com isso aumentarem as vendas.

O Que é Marketing de Relacionamento e Como usar em Seu Negócio

Uma coisa muito interessante aconteceu com o avanço da tecnologia e a criação de vários tipos de mídias sociais.

Hoje o consumidor de qualquer nicho de mercado tem acesso a informações que os consumidores de 10-20 anos atrás não tinham.

Antigamente a propaganda era veiculada em mídia falada nas rádios, em comerciais nas redes de televisão e com fotos nos jornais e revistas.

Era um tipo de propaganda que não permitia a interação do público. Literalmente era um marketing agressivo, com 100% de oferta, uma coisa muito rechaçada no marketing de hoje.

Quando fazemos um curso de marketing digital as primeiras coisas que aprendemos no módulo de estratégia de vendas é que “conteúdo é rei” e que ter autoridade em seu nicho é o caminho mais curto para fazer vendas.

Ou seja, uma completa inversão dos valores da propaganda de 10-20 anos atrás.

Hoje, marcas que tinham seu marketing agressivo de anos atrás, tiveram que aprender a se relacionar com os clientes, indo muito além das famosas pesquisas de marketing.

As respostas dessas pesquisas criavam estatísticas que eram analisadas para criação de novos produtos, ou para melhoria dos já existentes.

Apesar do público responder essas perguntas, não havia uma interação, pois as respostas tinham que ser escolhidas em uma relação pré-estabelecida.

Hoje, é possível criar formulários personalizados, onde as pessoas podem escrever o que realmente acham de um produto/serviço.

Hoje, temos sites como o Reclame Aqui que colocam o usuário cara a cara com o produtor, num local onde a má experiência é denunciada sem retaliações.

Hoje, empresários, donos de indústrias, prestadores de serviços, empreendedores solo, aprenderam e entenderam que sem interagir com o público o negócio não se desenvolve.

A internet é aberta para todos que quiserem pesquisar, e com isso o público dos diversos nichos de mercado está mais educado, digamos assim, quanto a sua importância para a geração de negócios.

Se o ditado: “O cliente SEMPRE tem razão”, fazia com que os comerciantes e empresários criassem uma espécie de “medo mascarado de respeito” do cliente, hoje esse ditado expressa a importância dos clientes para qualquer tipo de negócio.

O Que é Marketing de Relacionamento Realmente?

O Que é Marketing de Relacionamento Realmente

Com todo esse avanço e os milhares de informações que estão livres na internet, o conceito de marketing de relacionamento vem “salvar” empresas e prestadores de serviços, ajudando-os a se relacionarem melhor com seus clientes.

Fazer esse tipo de marketing significa criar maneiras de se relacionar não somente com os clientes, mas também com os fornecedores e colaboradores do negócio.

A essência do conceito está firmada em ações que visem atrair novos clientes de forma simpática, e também fidelizar os clientes pagantes no intuito de não perde-los para a concorrência.

Mais do que simplesmente responder comentários e tirar dúvidas, é importantíssimo conhecer bem o público para se antecipar e criar uma experiência única e prazerosa com seu produto/serviço.

Muitos afiliados acham que esse tipo de interação com o cliente é um dever do produtor, mas se pararmos para pensar somos nós afiliados que estamos na linha de frente com o consumidor direto.

Então, nada mais importante que também criarmos canais de comunicação, seja na montagem de listas de e-mails, ou em postagens nas redes sociais.

Só que agora, não mais fazendo apenas ofertas, mas sim trabalhando outro elemento de marketing importante: o marketing de conteúdo que é a ponte mais curta para se relacionar com prospectos e clientes pagantes.

A Estreita Relação do Marketing de Relacionamento com o Marketing de Conteúdo

A Estreita Relação do Marketing de Relacionamento com o Marketing de Conteúdo

Tudo que fazemos para atrair clientes novos para nosso negócio está relacionado e contido dentro de alguma prática comum de marketing.

No caso do marketing de relacionamento ele precisa de ferramentas adequadas para ser aplicado de forma correta e eficaz.

E não existe uma forma melhor de se relacionar com o público, do que produzindo conteúdo que se torna relevante no dia a dia das pessoas.

Imagine que seu negócio é um centro de ajuda para quem precisa saber mais sobre um determinado assunto dentro do seu nicho de atuação, ou até sobre algum produto.

É seu dever informar essas pessoas corretamente, pois assim estará dando a elas motivo para criarem confiança em sua marca/produto que está promovendo.

Costumo dizer que o trabalho do afiliado nesse ponto é fazer com que o público acredite que um determinado produto é mesmo a resposta que estavam procurando para resolver seus problemas.

A página de vendas do produtor está lá, publicada, pronta, estática, quem vai interagir com a pessoa que está interessada no produto é seu artigo de conversão, sua review, seu vídeo, ou sua postagem nas redes sociais.

É por isso que é muito importante aprender sobre copywriting, sobre gatilhos mentais, e também sobre PNL – Programação Neurolinguistica, que são ferramentas poderosas para criar conteúdo cativante.

As pessoas compram de quem elas confiam, então se você quer vender mais, precisa aprender a se relacionar com o público do seu nicho de mercado, o quanto antes.

7 Passos Para Implantar o Marketing de Relacionamento em Seu Negócio

7 Passos Para Implantar o Marketing de Relacionamento em Seu Negócio

Eu sei que muitas pessoas acessam os artigos aqui do blog, mas também sei que a maioria dos leitores trabalha com o mercado de afiliados e muitos são empreendedores solo.

É errado pensar que essas estratégias de marketing aplicam-se apenas a grandes negócios.

Os grandes de hoje já foram pequenos um dia e foi implementando e se preocupando com estratégias corretas que cresceram e se tornaram referências no mercado.

Se você é empreendedor solo em um blog, ou e-commerce, veja abaixo 7 passos para implementar o marketing de relacionamento em seu negócio:

1 – Conheça Seu Público

Já falei isso um milhão de vezes e provavelmente falarei mais outro milhão, porque o que importa mesmo nos dias de hoje é saber QUEM são as pessoas que têm interesse em sua oferta.

Não adianta criar conteúdos impessoais, pois sem estabelecer empatia com o público dificilmente conseguirá converter alguma venda.

Onde você pode saber informações importantes do seu público?

Nas redes sociais, nos comentários dos anúncios da sua concorrência, nos fóruns de debates e no próprio Google com uma pesquisa simples para encontrar os termos que as pessoas usam para achar o que precisam.

Essas expressões que as pessoas digitam para pesquisar são uma demonstração dos problemas que elas precisam resolver.

Uma pessoa que pesquisa por: “Como emagrecer rápido sem fazer dieta”, quer perder peso de alguma maneira que não fazendo dietas restritivas.

Cada pesquisa é uma fonte de informação sobre o público dentro do seu nicho de mercado.

2 – Mostre seu Produto/Serviço

Parece óbvio, mas o que muito se vê por aí são anúncios sem apelo informativo.

Por exemplo, quando os afiliados fazem uma review de um curso de marketing digital focam na quantidade de aulas, no tamanho dos vídeos e esquecem de falar da qualidade das informações.

Se você pega uma pessoa que não gosta muito de assistir vídeos, e fala para ela que o curso tem mais de 100 aulas, acabará espantando ao invés de atrair.

Então, sempre que for mostrar seu produto/serviço informe sobre os benefícios que a pessoa terá consumindo aquilo e não quantas cápsulas tem no pote, ou quantas aulas tem no curso.

Essas são informações secundárias, que interessam muito menos do que as vantagens que o produto trará.

Mostre que o produto/serviço que está promovendo é o MELHOR da sua categoria, use superlativos, foque bastante em mostrar provas sociais (depoimentos), crie uma aura atrativa para seu público.

3 – Abra Canais de Relacionamento

Se relacionar com o público deve ir muito além de criar um formulário de contato no blog.

Crie perfis nas redes sociais, faça postagens relevantes e não deixe de responder aos comentários do público.

Esse é o jeito mais prático para criar autoridade e também para se manter em evidência.

Quando não se aparece para o público durante um tempo, as pessoas esquecem da sua existência, pois o volume de informações é muito grande na internet.

Tenha assiduidade nas postagens do seu blog e também nas redes sociais, quando o público sabe quando terá novo conteúdo ele vem e assiste/lê.

Até mesmo na sua página de captura é preciso ser empático(a), mostrando para as pessoas o que elas receberão quando se cadastrarem.

Faça com que as pessoas encontrem você com facilidade!

4 – Interaja Com Seus Clientes e Prospectos

Alguns gurus do marketing digital mandam e-mail na lista e falam assim: “Responda essa mensagem falando sobre suas dificuldades com esse assunto, quero te ajudar”.

Aí você responde, e… NÃO recebe uma resposta de volta. HORRÍVEL!

Se você abre um canal de relacionamento então PRECISA responder todas as perguntas que possam chegar nesse canal.

Vejo muitos blogueiros criando formulário de contato, só que as perguntas vão para um e-mail que eles não usam sempre, e aí os leitores ficam sem respostas.

Isso além de ser um pouco caso com o público, ainda deixa uma marca de incompetência que faz muito mal para os negócios, além de ir completamente contra a prática de marketing de relacionamento.

Se você tem formulário de contato em seu blog, procure sempre olhar o e-mail, ou então redirecione para um e-mail que use com frequência.

A mesma coisa precisa ser feita com os comentários nas redes sociais e no Youtube, responda tudo, nem que for para colocar uma resposta automática e depois ir respondendo melhor aos poucos.

As pessoas precisam saber que suas dúvidas são importantes, assim pegam confiança para fazer uma compra futura.

5 – Fidelize Seus Clientes

Depois que uma pessoa compra com você o que faz?

Continua se relacionando, ou esquece que ela já foi sua cliente e nunca mais dá as caras?

Uma prática comum de muitos top afiliados, ou afiliados autoridade é oferecer bônus para quem compra por meio dos links deles.

Durante um tempo isso foi bem difundido e agora parece que poucos profissionais fazem isso, desconhecendo que essa é uma prática poderosa de marketing de relacionamento.

Se você oferece um bônus para quem compra através de sua indicação, tem chance de vender novamente para a mesma pessoa, pois ela se lembrará desse diferencial.

Para quem tem e-commerce uma forma de fidelizar os clientes é criando um sistema de acumulação de pontos para obter desconto em compras futuras, ou fazer programas diferenciados de desconto para clientes que compram mais.

Este tipo de prática ativa o gatilho da reciprocidade, que faz o cliente preferir comprar de quem já ofereceu alguma vantagem em negócios anteriores.

6 – Incentive o Compartilhamento do Seu Conteúdo

Como todo mundo sabe a propaganda boca a boca é a melhor que existe, pois é uma forma de atestar que um determinado produto/serviço é realmente muito bom.

As pessoas não costumam compartilhar conteúdo que não estão de acordo, ou que não satisfizeram suas expectativas.

Sempre que escrever um artigo, faça uma chamada para ação pedindo para os leitores compartilharem a experiência deles com o assunto.

Além de ser uma forma de obter um feedback dos seus leitores é uma prática muito saudável de marketing de relacionamento que melhorará bastante a interação em sua página.

Se o conteúdo for mesmo relevante as pessoas quererão compartilhar em suas redes sociais, o que trará ainda mais notoriedade para seu negócio.

7 – Crie Autoridade em seu Nicho de Atuação

O marketing de relacionamento criará naturalmente uma aura de autoridade dentro do seu nicho de mercado.

Conteúdo relevante, interação com prospectos e clientes, tudo isso é uma forma de mostrar que você é mesmo um especialista dentro da área de atuação.

Quando se tem autoridade dentro do nicho, o público passa a respeitar suas opiniões e também costuma seguir suas indicações.

Por isso, muitos afiliados escolhem esse caminho para trabalhar, principalmente dentro do nicho de ganhar dinheiro online.

É o tipo de afiliado que mais dá trabalho para construir solidez, pois é necessário estar sempre presente e também produzir conteúdo constantemente.

Mas, uma vez que seu nome seja citado como referência, muitas portas se abrirão, inclusive as vendas diárias, pois as pessoas compram de quem elas confiam, fazendo você criar sua liberdade financeira.

No vídeo abaixo o Alex Vargas criador do curso Fórmula Negócio Online ensina como se tornar autoridade usando gatilhos mentais e técnicas persuasivas.

Como Se Tornar Uma Autoridade Instantânea, Gatilho Mental, Persuadir Pessoas

E você? Já implantou algumas técnicas de marketing de relacionamento em seu negócio digital? Conhece alguma outra estratégia nesse assunto? Compartilhe conosco nos comentários!

Gostou do artigo? Leia Também:

O Que é Marketing de Relacionamento e Como usar em Seu Negócio
4.8 (95.9%) 39 votos

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *