O Que é Marketing de Nicho e Porque Ele Pode Ser o “Pulo do Gato” No Seu Negócio

A Segmentação de Mercado é o Melhor Caminho Para Fazer Mais Vendas!

Marketing de nicho é o conjunto de estratégias de promoção e vendas voltadas para um publico específico dentro de um nicho de mercado maior.

Parece um conceito simples, e realmente é, mas agrega possibilidades infinitas dentro de qualquer tipo de negócio, físico ou digital.

Para entender o marketing de nicho é preciso estar muito familiarizado com o conceito e as práticas do marketing digital para promoção de produtos e serviços.

Se você trabalha no mercado de afiliados e fez um curso completo de marketing digital, aprendeu sobre nichos de mercado na hora de escolher o domínio para o seu negócio online.

O conceito é fácil de ser assimilado, mas quando desmembramos as possibilidades podemos ficar parados nessa parte do processo vários dias (alguns alunos de cursos realmente ficam).

Tudo isso porque conforme a escolha do nicho de mercado para atuar, os resultados podem vir mais rápido, ou serem muito mais lentos, devido à preocupação com o atendimento às necessidades do público envolvido.

Como Usar o Marketing de Nicho No Seu Negócio Digital

Marketing de NichoMarketing de Nicho
Marketing de Nicho

Dentro do trabalho de afiliado precisa haver uma preocupação com o estudo de avatar de cada produto que está sendo promovido.

O estudo do avatar é o primeiro passo para montar uma estratégia de vendas, já que todo o conteúdo que for produzido precisa ser voltado para os interesses e desejos dessa pessoa.

No próprio nicho de ganhar dinheiro online existem exemplos de autoridades que resolveram seguir pelos caminhos do marketing de nicho para atingir públicos menores, mas com dores específicas.

Um exemplo disso é o empreendedor Victor Palandi, especialista em redação e copywriter, e um dos primeiros a descobrir que produção de conteúdo é um problema bem sério para outros empreendedores.

Percebendo essa dor específica dentro do mercado, ele desenvolveu negócios online voltados para a produção de conteúdo para atender essa demanda.

Um outro exemplo também específico é o profissional Wesley Pereira, que começou no marketing de afiliados através do curso Fórmula Negocio Online.

Durante sua trajetória como afiliado ele desenvolveu estratégias incríveis para vender com recorrência usando o Facebook ads.

Ele sabia que um curso voltado para esse assunto seria muito interessante para atender aos interesses de outros afiliados que querem trabalhar também com esses anúncios, então criou esse produto.

Percebe como esses profissionais estão dentro de um mercado gigantesco, mas tiveram muito sucesso quando resolveram atender apenas UMA parte desse mercado?

Esse é o conceito básico de marketing de nicho, procurar dores específicas dentro de um mercado maior, e focar em atender apenas essas dores menores, lidando com um público muito mais quente e engajado.

Se você tem um projeto digital dentro de um nicho de mercado abrangente, pode ser interessante encontrar um micro nicho dentro desse segmento e voltar-se para ele, mais especificamente.

Principais Vantagens de Trabalhar com Marketing de Nicho

Marketing de Nicho

Agora você deve estar pensando: “Mas, COMO atender um mercado menor com menos público pode ser mais vantajoso do que trabalhar em um mercado mais abrangente?”.

Quando escolhemos um nicho de mercado específico temos alguns problemas do marketing comum completamente minimizados, veja:

Menor Concorrência

Quando trabalhamos com dores específicas temos menos concorrência do que se estivéssemos produzindo conteúdo para um mercado mais aberto.

Veja, quantos profissionais existem que trabalham no nicho de ganhar dinheiro online? São milhares nesse segmento.

Mas, quantos profissionais que trabalham nesse nicho se dedicam a resolver apenas os problemas de produção de conteúdo? Um número bem menor de profissionais.

Então, para ter sucesso mais rapidamente e fugir de uma concorrência, às vezes até desleal (por causa das várias autoridades nesse mercado), pode ser interessante escolher um nicho menor mais específico.

Por exemplo, nos EUA um nicho menor, dentro do marketing digital, que tem muito engajamento é o nicho de mães que trabalham em casa.

Aqui no Brasil esse nicho também está crescendo e algumas afiliadas/produtoras já estão trabalhando para atender as dores, dúvidas e desejos desse público.

Com certeza elas têm menos trabalho que outros afiliados/produtores que estão dentro do mercado maior, com mais público, mais dores, mais conteúdo variado, mais gastos com anúncios.

Custos Menores de Propaganda

Se você já fez anúncios no Facebook, ou Google Ads, sabe bem que quanto melhor você definir o público que verá seu anúncio, menos pagará no preço por clique.

Quanto mais específico é o público, mais fácil de ter seu anúncio mostrado para a maior parte dessas pessoas e maiores as chances de clicarem para conhecer seu conteúdo.

Assim, trabalhar com nichos menores de mercado, faz você gastar menos quando falamos de usar tráfego pago.

Maior Engajamento

Os públicos de nichos específicos são mais interativos com anúncios e artigos de blog do que os públicos de mercados maiores.

Isso porque quando as dores são mais específicas fica mais fácil acertar na produção de conteúdo do que criar textos e imagens para um público mais abrangente.

Quando o público é muito grande as dores são mais generalizadas e o que atrai algumas pessoas, pode não ser interessante para outras, daí alguns posts de blogs ficarem completamente sem comentários, enquanto outros bombam e viralizam.

Com pessoas com dores mais específicas, dificilmente os conteúdos passam despercebidos.

Mais Tráfego Orgânico

Conforme o público de nichos específicos vai encontrando locais onde resolver seus problemas, vão fazendo propaganda com outras pessoas dentro do mesmo mercado.

Assim, seu blog, mini site, ou seja lá o que usar para distribuir conteúdo acabará recebendo público por indicação, uma forma muito boa de conseguir leads quentíssimas muito interessadas no seu produto.

Criação de Autoridade

É muito mais fácil se tornar autoridade em um nicho de mercado menor do que em um mais abrangente.

Por exemplo, o Alex Vargas do Fórmula Negocio Online criou um curso que ensina criar um negócio do zero, e atende um público realmente gigantesco.

Para manter sua autoridade no nicho ele precisa produzir conteúdo constantemente, estar atualizado com TODAS as práticas dentro desse mercado e tomar cuidado para não passar informações erradas para o público.

O empreendedor Jordão Felix também criou um curso ensinando ter um negócio online, mas acabou percebendo que atender um nicho menor é mais vantajoso, então se especializou em copywriting.

Percebe como até os grandes players do mercado sabem que o marketing de nicho pode ser mais vantajoso do que atuar em um mercado maior?

Definição de Avatar / Persona / Público Alvo

Marketing de Nicho

Encontrar e estudar o avatar de nichos específicos é mais fácil do que dentro de um mercado maior cheio de microdores e dúvidas diferentes.

Depois da definição do público, a criação de pauta de conteúdo fica bem mais fluída, e as peças de marketing acabam sendo mais padronizadas e certeiras.

Quando se conhece melhor o público dentro do nicho de mercado fica mais fácil conseguir interação e vender dentro das redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.

Inclusive, se você pretende atingir um público específico no Instagram, criei um artigo dando dicas de como ganhar dinheiro nessa rede social.

No vídeo abaixo, o Alex Vargas ensina dicas para escolher um nicho de mercado e também quais são os nichos mais rentáveis. Vale a pena assistir!

NICHOS DE MERCADO | O Que São? Mais Rentáveis, Os Melhores? Inexplorados, Exemplos, Como Escolher

Espero que todas as dúvidas que você tinha sobre marketing de nicho tenham sido sanadas, e que possa aplicar essa estratégia de segmentação para fazer mais vendas e ter resultados sólidos e recorrentes.

O Que é Marketing de Nicho e Porque Ele Pode Ser o “Pulo do Gato” No Seu Negócio
5 (100%) 30 votos

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *