O Que é Bloqueio Criativo e Como Combater no Dia a Dia

O Bloqueio Criativo é um dos Maiores Vilões de Quem Precisa Produzir Conteúdo!

Dá-se o nome de bloqueio criativo à incapacidade temporária que alguns escritores/artistas têm em produzir novas obras.

E eu tenho certeza que se você já está há bastante tempo no marketing digital, já passou por um período de falta de ideias para produzir conteúdo.

Bloqueio Criativo - O Que é e Como Resolver No Dia a Dia

Isso pode ser bem preocupante quando se depende dos blogs para ganhar dinheiro, sejam de autoridade ou de nicho.

Se colocarmos a coisa bem na ponta do lápis percebemos que precisamos da nossa criatividade para praticamente todas as funções dentro de um negócio digital como afiliado.

Pode ser bem complicado escrever artigos voltados para vendas, quando precisamos usar muitos gatilhos mentais e linguagem persuasiva, se estivermos no meio de um bloqueio criativo.

Mas, o que pode ocasionar essa falta de criatividade que já acometeu grandes nomes das artes e literatura?

Principais Motivos Que Desencadeiam o Bloqueio Criativo

Claro que cada pessoa tem uma forma diferente de entender as coisas que ocorrem, mas de uma forma geral, os 5 motivos abaixo podem levar ao bloqueio de ideias.

1 – Ansiedade

Ansiedade é um dos Motivos Que Desencadeiam o Bloqueio Criativo

Pessoas que costumam ter problemas com excesso de ansiedade podem ficar constantemente com bloqueio de ideias para produzir coisas novas.

O processo ansioso dispara a ação de muitos hormônios paralelamente o que pode literalmente dar um “tilt” na mente criativa.

Para eliminar esses picos é importante praticar exercícios de meditação e respiração pois isso acalma e traz serenidade para a mente.

2 – Rotina

Rotina Recorrente Excessiva Pode Ocasionar o Bloqueio Criativo

Se você é blogueiro e escreve todos os dias sobre o mesmo assunto e está mergulhado nesse meio, pode também sobre bloqueio por causa da rotina.

O bloqueio criativo pode ser um sinal do cérebro para dizer que está cansado de falar sempre sobre o mesmo assunto.

Um pouco mais abaixo no texto, dou algumas dicas de como resolver esse processo através de ações simples no dia a dia.

3 – Mania de Perfeição

A busca intensa por perfeição te levará ao bloqueio criativo...

Todo artista quer que sua obra seja a oitava maravilha do mundo. Com blogueiros a coisa não é diferente.

Sempre queremos criar o post épico que ranqueará imediatamente no Google e terá milhares de visualizações, comentários e compartilhamentos.

Mas, nem sempre é assim. Nosso blog tem vários artigos ótimos, mas também tem aqueles que por um motivo ou outro simplesmente passaram despercebidos.

E sempre vai ser assim. O público é que decide o que realmente chama atenção e temos que entender que nem toda produção será um feito de cinema.

Comece a pensar mais em artigos simples que façam seu papel de entregar o conteúdo e esqueça a mania de perfeição que pode bloquear sua mente para escrever.

4 – Falta de Vitaminas

Falta de Vitaminas no Cérebro Leva ao Bloqueio Criativo

Nosso cérebro é um conjunto de sinapses e estímulos que precisam de hormônios e vitaminas para funcionar corretamente.

Por isso, se você trabalha com produção de conteúdo precisa ter uma alimentação saudável e balanceada que contenha muito ômega 3, vitamina C e as principais vitaminas do complexo B.

Esses componentes ajudam a fortalecer os neurônios e as ligações nervosas que permitem que sua mente fique sempre saudável para as tarefas do dia a dia.

5 – Falta de Lazer

Lazer - Bloqueio Criativo

Além da ansiedade, o estresse também é um grande responsável pelas crises de bloqueio criativo.

Por isso é importante ter horas de lazer no seu dia, nem que for alguns minutos para esvaziar a cabeça e ficar fazendo nada, enquanto coloca os pensamentos no lugar.

Realizar atividades que te dão é uma ótima maneira de deixar a mente livre para produzir as coisas que você mais necessita.

Como você viu, é muito fácil ficarmos sem ideias para produzir nosso conteúdo.

Afinal de contas qual afiliado consegue ficar completamente desligado a ponto de não ter estresse e ansiedade? Quase nenhum.

7 Formas de Combater o Bloqueio Criativo Dentro do Seu Negócio Digital

Estimular a Criatividade - Combater o Bloqueio Criativo

Você já conheceu coisas que podem desencadear o bloqueio de ideias na sua mente.

Agora veja abaixo 7 maneiras de resolver o problema antes que ele se torne uma coisa crônica e você precise terceirizar todo seu trabalho de produção de conteúdo.

1 – Escrever Livremente

Uma das formas de combater o bloqueio criativo é escrevendo livremente sem se ater a palavras chave, parágrafos, pontuação, enfim em nada.

Abra um novo documento no word e comece a escrever tudo que vier na sua mente naquele momento, sem nem se preocupar com assunto, ou qualquer outra coisa.

Essa prática é muito recomendada a escritores que não conseguem terminar suas obras e, com certeza, vai servir para a falta de ideias para produzir conteúdo também.

Conforme vai escrevendo o que vem na cabeça você aciona sinapses que aguçam a criatividade, e quando você perceber poderá ter feito vários artigos para o blog sem perceber.

Escreva mesmo sobre qualquer assunto e se permita liberdade na hora de compor sua escrita, assim permitirá que o cérebro se “limpe” de padrões preestabelecidos.

2 – Fazer Algo Que Não Precise da Sua Mente

Quando sentir que sua mente está muito cheia de padrões e regras, está na hora de fazer alguma “mecânica” para dar uma folga.

Aqui é o momento que você levanta para dobrar a roupa, ou tomar um banho, ou ainda tomar um café.

São todos movimentos que fazemos involuntariamente e não precisamos pensar muito para realizar e isso ajudará a destravar a mente para produzir novos conteúdos.

Para poder pensar melhor, não pensar pode ser uma boa saída.

3 – Ouvir Música

Se você gosta de algum tipo específico de música o bloqueio criativo é um bom momento para ouvir seu som preferido.

Nossa mente associa os sons que nos trazem prazer a um aumento de serotonina que consequentemente ajudará a aumentar a criatividade e fazer você produzir novamente.

Ligue o som e experimente fazer o exercício de escrever livremente, assim deixará sua mente pronta para novos desafios.

4 – Ler

Pare tudo que estiver fazendo quando tiver um bloqueio de ideias e pegue um livro leve para ler.

De preferência um romance, ou alguma história que você goste muito.

Ler a produção de outra pessoa ajudará a ter ideias para suas próprias produções além de relaxar bastante e ajudar o processo criativo voltar.

Não escolha livros tensos, a não ser que você goste e se estimule com esse tipo de literatura, mas saia completamente do seu campo de ação para limpar a mente.

5 – Saia ao Ar Livre

Uma boa caminhada em um parque ou até mesmo nas ruas do seu bairro é uma boa maneira de elevar os hormônios bons e fazer sua mente começar a ter novas ideias para produzir o conteúdo que precisa.

Além do exercício fazer imensamente bem para todo o organismo, o ar puro, as pessoas, os carros passando, e toda movimentação da rua tirarão sua mente por alguns instantes da rotina, ajudando a liberar os neurônios.

Se você gostar de dirigir também pode ser uma boa pegar o carro e sair sem rumo, apenas apreciando o tráfego e o conforto que está usufruindo.

Além de espairecer e ajudar aliviar o estresse, quem disse que não dá para ter várias ideias de conteúdo enquanto estamos na rua, não é mesmo?

6 – Veja Imagens Que Gosta

Às vezes um bloqueio criativo precisa apenas de imagens prazerosas para se desfazer.

Se você gosta de viagens, entrar em um site com imagens de lugares que você gostaria de visitar é uma boa forma de driblar a secura de ideias e se animar a produzir novamente.

Um bom lugar onde poderá encontrar imagens de todos os tipos e para todos os assuntos é o Pinterest. O Youtube também é uma boa ideia se você prefere assistir vídeos.

Entre na plataforma e pesquise algum assunto que gosta e permita-se deliciar com as imagens produzidas por outras pessoas.

Essa é uma forma de descarregar um pouco da tensão pela falta de ideias além de deixar a mente preparada para produzir coisas novas.

7 – Deixe Para o Outro Dia

Essa é a última dica e é um último esforço para quando nada do que foi dito acima resolver.

Se a sua mente está mesmo bloqueada, pode ser uma boa ideia colocar o pijama e ir dormir, ou então fechar tudo, não pensar mais no assunto e começar o processo de criação no dia seguinte.

É importante perceber se o bloqueio de ideias é uma coisa constante, ou aparece muito raramente, pois se for constante pode ser interessante tirar umas férias do trabalho, pois aí o sinal é de esgotamento mental.

Quando o esgotamento aparece é muito difícil ter paliativos que resolvam, e as consequências podem levar até a estafa mental que, muitas vezes só resolve com remédios e repouso.

Então, antes que o trabalho pare com você, pare com o trabalho, é importante ter resultados e criar a liberdade financeira, mas sua saúde sempre tem que vir em primeiro lugar, pois sem ela você não conseguirá tocar seu negócio.

Sempre falo que muitas vezes deixamos de cuidar da nossa saúde, do nosso lazer, por conta do trabalho, mas sem essas coisas acabamos ficando doentes e aí temos que parar na marra, não vale a pena não é mesmo?

Assistindo ao vídeo abaixo, você encontrará 10 dicas do empreendedor Alex Vargas para ser mais criativo e se destacar no mercado. Vamos aprender?

❤️️ Como Ser Mais Criativo | 10 Segredos Incríveis p/ Ter Ideias, Criar e se Destacar

E você? Já sofreu bom bloqueio criativo? Tem alguma sugestão diferente para resolver o problema? Conte nos comentários!

Gostou do Artigo? Leia Também:

O Que é Bloqueio Criativo e Como Combater no Dia a Dia
4.8 (95.83%) 48 voto[s]

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *