Existe Alguma Relevância em Comentar em Outros Blogs?

Fazer Comentários em Blogs do Mesmo Nicho Que o Seu Aumentará a Força do Seu Negócio!

Comentar em outros blogs deve ser uma das tarefas que você precisa manter em seu planejamento de marketing.

Comentar em Outros Blogs é Mesmo Importante Para Seu Negócio?
Comentar em Outros Blogs é Mesmo Importante Para Seu Negócio?

A princípio é muito fácil ficarmos envolvidos com as atividades internas do nosso negócio, mas quando se trabalha com marketing digital é imprescindível interagir com o público e com outros profissionais do mesmo nicho de mercado.

O famoso networking é benéfico de inúmeras maneiras, e a possibilidade de criar parcerias, ou apenas fazer parte de um grupo específico é muito salutar para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio.

Por isso, é importante incluir na sua rotina de trabalho, a visita e leitura de artigos de outros blogs que sejam relevantes para seu nicho de mercado, ou ainda assunto do seu próprio blog.

Mas, para comentar em outros blogs e ter isso como uma coisa importante para sua estratégia de marketing é preciso fazer do jeito certo.

O comentário precisa ser relevante, acrescentar alguma coisa ao assunto do artigo, ou até mesmo complementar a informação, pois outras pessoas lerão o comentário e terão um aprendizado mais amplo.

Comentários do tipo: “legal!”, ou “que artigo top”, e outros similares não trazem relevância, e se o dono do blog perceber que estão ali apenas para colocação de links, não serão aprovados.

Então, já que você parou para ler o artigo, pode perder mais alguns minutos criando um comentário instrutivo, ou ainda fazer alguma pergunta para aumentar a quantidade de informação.

Uma coisa que nunca deve ser feita em comentários de blog é usar palavras de baixo calão, ou ainda criar controvérsias que possam suscitar discussões entre os outros leitores.

Se você leu algo que não concordou e quiser expressar sua opinião, use palavras respeitosas e um tom que não possa ser levado para desavenças maiores.

Da mesma forma que comentar bem aumenta a autoridade, comentar mal pode ferir sua imagem profissional e também do seu blog.

Então sempre que for comentar em outros blogs procure fazer da mesma maneira que gostaria que fizessem nos comentários do SEU blog.

Outro ponto importante é nunca fazer spam dentro de um blog concorrente, pois essa prática é muito feia e condenada pela maioria dos profissionais de marketing.

5 Motivos Para Comentar em Outros Blogs Desde Já

Agora que você já sabe como deve fazer seus comentários em outros blogs, veja abaixo 5 motivos para incluir essa atividade em sua estratégia de marketing desde já.

comentar em outros blogs

1 – Construir Autoridade

Os leitores assíduos de blogs acabarão lembrando se você fizer comentários inteligentes, ou que suscitem novos pensamentos e até novas maneiras de focalizar o assunto.

Como o link do seu blog estará colocado no comentário é muito fácil que as pessoas que lerem seus comentários comecem a considerar sua autoridade dentro do assunto.

É por isso que falei lá em cima para fazer comentários bons, que agreguem conteúdo, que tragam mais informação, pois todo mundo lembra onde leu coisas que ajudaram a melhorar seu próprio negócio.

Comentando com regularidade em outros blogs, você estará construindo autoridade dentro do nicho de mercado, o que é muito bom para vender como afiliado(a).

Outro ponto importante de ser reconhecido(a) como autoridade é a possibilidade de ser convidado para fazer guest posts em outros blogs, o que trará tráfego gratuito para sua própria página.

2 – Manter-se Informado

Outro ponto importante para seu negócio é estar sempre por dentro do que está rolando no seu nicho de mercado.

Ler artigos de outros blogs passará uma boa noção do que é relevante, ou do que está em alta dentro de um determinado assunto.

Quando não se tem tempo de estar presente assiduamente nas redes sociais, a melhor forma de obter informações relevantes do mercado é lendo notícias em outros blogs.

3 – Conseguir Ideias Para Seu Blog

Quando você estiver com aqueles bloqueios criativos e não conseguir escrever nada no seu blog, dar uma olha na concorrência pode ajudar a desbloquear.

Às vezes não é necessário nem ler os artigos inteiros, apenas dar uma olhada nos títulos que estão ranqueados no Google, já dá uma boa refrescada na cabeça.

Lembre-se SEMPRE de não copiar nada de outros blogs, isso caracteriza plágio e pode colocar seu blog em apuros, mas se basear em outros textos para escrever um novo é exatamente o que todos os blogueiros fazem.

Essa é uma maneira saudável de aumentar sua pauta de conteúdo e ainda fazer networking com outros profissionais do mesmo nicho de mercado que o seu.

4 – Analisar a Concorrência

Outra coisa boa de comentar em outros blogs é que dá para fazer uma análise da concorrência só de ler alguns artigos.

Essa análise é primordial para você criar estratégias de como se posicionar no mercado e ganhar espaço dentro de um determinado nicho de mercado.

Existem muitas ferramentas que analisam as partes técnicas de um blog, mas somente lendo e vendo os comentários de outros leitores é que dá para ter mesmo uma noção do que a concorrência está fazendo.

Lembre-se sempre de analisar os pontos positivos e também os negativos, pois assim saberá quais assuntos deve abordar no seu blog, e quais não.

Veja quais artigos tiveram os comentários mais construtivos e faça também uma postagem sobre o assunto abordando de uma outra forma, ou colocando luz em outros pontos para suscitar o pensamento sobre o assunto.

5 – Aumentar a Autoridade do Seu Blog

Claro que se você trabalha com blog sabe da importância dos backlinks para o SEO offpage.

Comentar em outros blogs deixará seu link marcado no perfil de leitor, e isso aumentará aos poucos o DA (Autoridade de Domínio) do seu blog.

Com o DA mais alto terá mais chance de ranquear palavras chave no Google, o que por si só é um ótimo trabalho de SEO que não custará tanto tempo e será completamente gratuito.

Atualmente podemos dizer que 90% dos comentários feitos em blogs são justamente para deixar um link, ou então criar autoridade, raramente são para interação propriamente dita.

Comentar em outros blogs

Se você quiser saber um pouco mais sobre ser autoridade em seu nicho de mercado, recomendo assistir ao vídeo abaixo onde o Alex Vargas do Fórmula Negócio Online dá algumas dicas infalíveis.

Como Se Tornar Uma Autoridade Instantânea, Gatilho Mental, Persuadir Pessoas

E você? Tem hábito de fazer comentários relevantes em outros blogs? Conte sua experiência nos comentários!

Gostou do artigo? Leia também:

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

2 Comentários


  1. Verdade. fazer leitura de outros blogs tem vários benefícios, é importante também para o nosso crescimento, por isso cá estou eu lendo seus artigos, que são muitos bons, tem acrescentado valor para meu trabalho. Muito obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *