Como Empreender com Pouco Dinheiro e Ter Sucesso?

√Č Preciso um Bom Planejamento Para ter um Neg√≥cio com Pouco Investimento

Saber como empreender com pouco dinheiro é o desejo da maioria das pessoas que querem ter um negócio próprio, mas não possuem recursos para investir.

Podemos dizer com segurança que a falta de dinheiro para colocar em um empreendimento é o principal motivo porque muitas pessoas não trabalham por conta própria no Brasil.

Quando falamos de negócios físicos então a coisa fica ainda mais complicada com os altos custos de aluguel do espaço e ainda muitas taxas e impostos que precisam ser pagos.

Mas, como o povo brasileiro é muito criativo, aqui e ali surgem novos negócios, pequenos e informais no começo, mas que têm tudo para dar certo tomando algumas medidas especiais.

√Č extremamente importante que depois que seu neg√≥cio emplacar e der lucros √© preciso formalizar para n√£o ter problemas com o imposto de renda que √© extremamente alto para pessoa f√≠sica.

Leia Também: Como Formalizar seu Negócio Tornando-se um MEI

6 Passos Para Empreender com Pouco Dinheiro e Ter Sucesso

Antes de pensar em qual negócio você poderia começar a trabalhar é preciso conhecer alguns conceitos importantes para quem vai empreender.

Quando falamos em abrir um negócio tendo poucos recursos, o cuidado precisa ser redobrado para não deixar escapar o pouco dinheiro que existe.

Veja abaixo 6 passos para empreender com pouco investimento e não ter dores de cabeça.

1 ‚Äď Planejamento

Quando se tem muito dinheiro para abrir um negócio é preciso planejar, e quando não se tem dinheiro, mais ainda.

Especialistas indicam que todo empreendedor precisa ter guardado os valores referentes a 6 meses de despesas antes de pensar em ter um negócio próprio.

Isso porque nenhum tipo de negócio já dá lucros logo nos primeiros meses. Então para não haver problemas com as contas fixas, é necessário ter um valor guardado.

Coloque sua ideia minuciosamente no papel e fa√ßa simula√ß√Ķes dos quadros em 3 pontos: vis√£o otimista, vis√£o intermedi√°ria e vis√£o pessimista.

Ter uma proje√ß√£o de como o neg√≥cio se comportar√° dentro desses 3 cen√°rios ajudar√° a antecipar solu√ß√Ķes para os poss√≠veis obst√°culos das vis√Ķes intermedi√°ria e pessimista.

O bom planejamento levará você a encontrar formas criativas de como empreender com pouco dinheiro e se dar bem no seu mercado.

2 ‚Äď Capacita√ß√£o

Seja lá qual for o negócio que deseja abrir, é preciso ter conhecimento profundo do que será feito antes de começar.

Mesmo que você seja um especialista em fazer massas, mas nunca teve um restaurante italiano, é importante fazer cursos voltados para gestão de negócios.

E, se voc√™ quer entrar em um ramo onde n√£o possui experi√™ncia, a√≠ que precisar√° fazer cursos completos para n√£o entrar em uma furada, ou n√£o ter condi√ß√Ķes de competir com o mercado.

Aqui no blog recomendo que leia o artigo que fiz sobre a cantora Anitta, e de como ela se capacitou para ser a pessoa que conduz toda parte administrativa/financeira de sua carreira.

Sempre recicle seus conhecimentos. Estar atualizado(a) com as práticas de mercado é uma maneira segura de como empreender com pouco dinheiro e sair na frente da concorrência.

3 ‚Äď Estudo do Mercado

Não tem como abrir um negócio próprio sem fazer um estudo completo do mercado que decidiu atuar.

√Č preciso conhecer as dores do p√ļblico, seus principais desafios, seus sonhos, enfim tudo que se relacione com a jornada de compra dos seus potenciais clientes.

Além disso é preciso estar a par dos preços praticados no mercado, quais são os possíveis ganhos e também qual é a demanda para o produto/serviço que deseja comercializar.

Lembre-se que quando a dor do p√ļblico √© muito forte, ele costuma gastar bastante para resolver o problema.

Se possuir um produto/servi√ßo capaz de resolver essa dor, sem d√ļvida ter√° um neg√≥cio de sucesso durante muito tempo.

Como j√° dizem alguns especialistas do marketing digital: N√£o se trata de vender coisas, mas sim de resolver os problemas das pessoas.

4 ‚Äď Diferencial do Produto

Se você estiver com vontade de entrar em um mercado que se apresenta bastante competitivo, precisa encontrar/produzir um diferencial em seu produto ou serviço para atrair clientes.

Por que as pessoas compram do seu concorrente e não de você, se o produto é o mesmo, ou porque compram de você e não dele?

Sempre procure responder essas perguntas: ‚ÄúPor que meu produto √© melhor?‚ÄĚ, ou ‚ÄúO que meu produto tem de diferente para eu me destacar na multid√£o?‚ÄĚ.

Se você não possuir diferencial no produto, e não for possível modifica-lo pode ser interessante trabalhar com agregação de valor acoplando um brinde á sua oferta, ou ainda possuir cupons de desconto para fidelizar clientes.

Uma das formas de empreender com pouco dinheiro é ter algo que as pessoas queiram mesmo adquirir e que resolva mesmo seus problemas.

5 ‚Äď Propaganda

Não é preciso dizer que um negócio sem propaganda não sobrevive, então é preciso ter um planejamento específico apenas para essa parte do seu empreendimento.

Principalmente se voc√™ for trabalhar com presta√ß√£o de servi√ßos e seja o √ļnico funcion√°rio da empresa.

Executar os pedidos dos clientes e ainda ter que administrar e cuidar do marketing é bem trabalhoso e exige muito planejamento além de um cronograma rigoroso de tarefas.

Confie nas redes sociais para promover seu negócio (seja qual tipo for), e utilize ferramentas que permitam automatizar a parte de postagens e acompanhamentos.

Use o manychat para deixar mensagens autom√°ticas no perfil do facebook, e n√£o deixe as pessoas esperarem muito tempo para serem atendidas.

6 ‚Äď Administra√ß√£o do Neg√≥cio

Um dos grandes enigmas de empreender com pouco dinheiro é a administração do negócio.

Será preciso ter um conhecimento básico de fluxo de caixa, contas receber/pagar, e sempre (nunca deixe de fazer isso), uma análise financeira para saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

Pode parecer bobagem, mas ter uma conta corrente apenas para seu negócio é primordial para não misturar o dinheiro do empreendimento com outros tipos de entradas (inclusive se você ainda estiver ganhando salário do emprego fixo).

Tenha um livro/caderno para anotar TUDO que se referir a parte financeira, pois como o dinheiro de investimento é pouco, essa parte do negócio precisa estar bem documentada.

6 Negócios Que Você Pode Começar Com Pouco Investimento

1 ‚Äď Loja Virtual

Ter uma loja virtual é o sonho de milhares de pessoas, e se você também gostaria de trabalhar com e-commerce é bom saber que existem maneiras de fazer isso com pouco dinheiro para investir.

A forma mais prática de como empreender com pouco dinheiro em uma loja virtual é dominar o esquema de dropshipping que é quando se vende um produto direto do fornecedor não precisando investir em estoque e nem em logística de entregas.

2 ‚Äď Servi√ßos de Est√©tica

Existem muitos cursos online na área de estética que são profissionalizantes, permitindo que se preste esses serviços em casa, ou a domicílio.

Se você gosta de fazer sobrancelhas, trabalhar com colorimetria, ou ainda fazer unhas, essa pode ser uma boa maneira de começar um negócio próprio com investimento baixo.

3 ‚Äď Aulas Particulares

Quem domina algum idioma, ou sabe tocar um instrumento musical pode começar a dar aulas particulares em casa, ou a domicílio.

Muitas pessoas procuram esse tipo de conhecimento e desejam aprender presencialmente, mas não querem se locomover até uma escola.

Aqui também valem aulas para reforço escolar em matérias como matemática, biologia, física, etc.

4 ‚Äď Gastronomia

Para quem gosta de cozinhar, o mercado de alimentos é sempre o que mais dá retorno em curto e médio prazo.

Doces e salgados para festas, bolos confeitados, marmitas veganas, marmitas comuns, comida congelada para quem não tem tempo de cozinhar, são apenas alguns exemplos para você que procura como empreender com pouco dinheiro ter um negócio lucrativo.

5 ‚Äď Passeador(a) de C√£es

Atualmente existem pessoas que procuram outras pessoas para passearem com seus c√£es.

Se você gosta dos amigos peludos e acha que consegue levar eles para passear pacificamente, pode ser uma boa ideia começar a oferecer esse serviço para os amigos e vizinhos.

O aplicativo DogHero cadastra pessoas que têm interesse em ser passeadoras e conecta com quem precisa do serviço. Vale a pena conferir, ou você pode criar seu próprio negócio nesse ramo.

6 ‚Äď Mercado de Afiliados

E claro que n√£o poderia deixar de incluir o trabalho no marketing digital dentro do mercado de afiliados.

Se você segue o blog sabe que é esse tipo de trabalho que eu recomendo sempre, de olhos fechados, pois eu SEI por experiência que ele é bem lucrativo e, principalmente escalável.

Para quem n√£o sabe, o afiliado √© um intermedi√°rio entre um produtor e o cliente final, e sempre √© remunerado atrav√©s de comiss√Ķes por cada venda feita.

Existem as plataformas de afiliados como Hotmart e Monetizze que possuem toda a infraestrutura financeira e administrativa para quem deseja trabalhar promovendo produtos digitais e físicos.

De longe, essa forma de como empreender com pouco dinheiro é a que mais traz resultados em médio e longo prazo, e realmente o investimento é mínimo para criar uma estrutura básica.

Como a maior parte do serviço é feito nas redes sociais, os pontos de atração de tráfego para seu negócio são gratuitos, o que permite que expanda o negócio com um mínimo de capital.

No vídeo abaixo o empreendedor Alex Vargas, criador do curso mais completo de Marketing Digital, o Fórmula Negócio Online, fala o que ele faria se tivesse que começar hoje do zero:

√Č Isso Que Eu Faria Para Come√ßar DO ZERO No Marketing Digital E Ganhar Dinheiro Online (NOVO)

E voc√™? Tem alguma outra dica de como empreender com pouco dinheiro e ter sucesso? Deixe suas impress√Ķes aqui nos coment√°rios.

Gostou do Artigo? Leia Também:

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *