Como fazer o seu marketing no Youtube ser um fenômeno!

Tempo de leitura: 6 minutos

como-fazer-marketing-no-youtube

Está querendo fazer marketing no Youtube? Então comece a se mexer! Para os divulgadores que estão começando agora sua estratégia de marketing, no Youtube, o conselho é ficar ligado nas diferenças que deve promover no seu marketing de vídeo, em relação à outras redes sociais. O Youtube é direcionado para vídeos que mostram conteúdos de valor, não muito longos e de ótima qualidade.

Essa rede social promove uma grande oportunidade para você colocar o seu serviço ou produto em evidência, diante de uma enorme audiência. Além do mais, estreita suas relações com o público, por meio de conteúdos que estimulam a interatividade entre vocês.

Então está curioso para saber mais? Fique aí e saiba por quais motivos você deve investir em vídeos no Youtube.

Por que você deve fazer marketing no Youtube?

Existem dois pontos que uma determinada marca precisa considerar antes de criar seu canal de conteúdo para o Youtube:

  • É preciso considerar o seu mercado, o seu público e quais são os objetivos a serem atingidos através de sua estratégia de marketing. Isso tudo vai influenciar na escolha do meio digital utilizado. Por exemplo: se sua persona não está presente em determinada rede social, o seu negócio deverá estar presente lá?
  • No entanto, qual é o motivo do Youtube ser a rede social escolhida na hora de compartilhar conteúdo em vídeo? Será porque existem mais de um bilhão de usuários ativos no Youtube? É enorme o número de vídeos vistos no Facebook através do Youtube. Por esse motivo e muito mais que, o Youtube é o lugar exato para você estabelecer contato com seu público alvo.

Agora vamos enumerar as estratégias mais importantes e fundamentais para você planejar e desenvolver seu marketing de vídeos, de maneira eficiente no Youtube. Vamos lá?

Identifique se sua empresa necessita de marketing no Youtube

Identifique-se-sua-empresa-necessita-de-marketing-no-Youtube

Se a sua audiência está assistindo muitos vídeos relacionados ao seu negócio no Youtube, então a resposta é sim.  Você vai precisar criar um canal! Se a resposta for não, ainda é bom, porque você vai ter mais um benefício que é o de criar conteúdo para fazer marketing no Youtube.

O mesmo ainda pode ser uma ótima ferramenta no caso de você possuir campanhas pagas no Adwords ou nas redes sociais. Portanto o Youtube é uma boa ferramenta de integração e engajamento. Os vídeos relacionados a palavras-chave relevantes atraem muito tráfego.

As palavras-chave são importantes

Para todo texto que você escrever em seu canal no Youtube é importantíssimo usar as palavras-chave como: descrição do canal, títulos dos vídeos, tags, etc. As palavras-chave são fundamentais para indexar melhor o seu canal e os vídeos na internet. Quando um usuário fizer alguma pesquisa sobre o tema do seu conteúdo ficará mais fácil te encontrar.

Faça frases com as palavras-chave. Se por acaso você for um especialista em SEO (Search Engine Optmization) para vídeos, deve fazer pesquisas com as palavras usadas e até mesmo com as que são sinônimos da sua definição, para avaliar melhor a força de cada uma.

Conteúdos que devem ser criados em seu canal

Faça sempre a diferença e crie conteúdos diferenciados e relevantes. Na verdade o Youtube é uma comunidade, então, criar conteúdo para a plataforma é mais importante do que fazer upload de material já feito. As campanhas feitas no Youtube obtém sucesso quando são montadas iguais às campanhas de marketing de conteúdo, bem estruturadas!

Um vídeo só não é o suficiente para fazer um sucesso estrondoso. É preciso criar uma série de vídeos relevantes para criar uma base de expectadores que irão consumir seus conteúdos e acompanhá-lo na sua trajetória.

Portanto, o conteúdo que você deve criar para o Youtube está atrelado à sua estratégia de marketing, para atrair futuros seguidores, que farão parte do seu funil de vendas. Eles vão servir de porta de entrada para sua empresa.

Como otimizar seus vídeos

marketing-igital-no-youtube

É fundamental otimizar a parte escrita dos seus vídeos. Todo conteúdo em forma de texto que está no seu vídeo é chamado de metadata. São o título, a descrição, tags, comentários e anotações. Elas são:

  • Title tag: é o famoso título, que é a headline principal do seu vídeo. O title tag é o primeiro ponto de contato entre o usuário e o seu vídeo. É fundamental ter um equilíbrio entre SEO e o AGO ( Otimização para chamar atenção em uma tradução).Use sempre as palavras-chave relevantes no começo do título. Se por acaso você utilizar o nome do seu blog ou da sua empresa, deixe-os no final do título. Os títulos menores em letra maiúscula têm melhor desempenho em vídeos do Youtube! Não use títulos que tentam convencer o usuário a assistir seu vídeo. Esse tipo de título causa uma desistência muito forte no usuário e têm uma influência bastante negativa no desempenho.
  • Descrição do vídeo: As primeiras linhas da descrição de seu vídeo devem ser otimizadas para inserir links que transportem o usuário até o seu site ou blog, que você quer que seja visitado. Portanto isso é importantíssimo, pois, o Youtube reduz a descrição do vídeo para não interferir na experiência do usuário. Para o usuário ler a versão completa é preciso clicar em ver mais. Procure equilibrar entre conteúdo relevante e técnicas de SEO. No final da descrição insira outros links importantes. E neste final você coloca suas redes sociais, site oficial, contato entre outros.
  • Importância das tags: Elas ajudam os usuários a encontrar os conteúdos que querem nas buscas. O Youtube analisa as tags e as relacionam com a palavra-chave usada nas buscas. O ideal é, colocar as mais importantes primeiro e mesclar as keywords longas e curtas depois.

Identifique o tráfego

É muito importante você identificar de onde está vindo o tráfego do seu site ou blog. A melhor forma de entender como sua persona descobre seus vídeos é analisando conteúdos individualmente. É possível identificar qual deles está trazendo público para seu vídeo.

A melhor análise é publicar um vídeo e esperar entre uma e duas semanas para descobrir o que motivou o sucesso de audiência que seu vídeo alcançou.

Faça seus vídeos no Youtube!

Então mãos à obra. Faça seus vídeos, pois, eles são uma ótima forma de divulgar seu site ou blog. Crie vídeos informativos e inovadores. Faça um material diferenciado para se destacar dos milhares de vídeos que são lançados na web todos os dias. A integração de seu canal no Youtube com outras plataformas digitais é o diferencial para atrair seu público alvo e, portanto, mais tráfego para seus vídeos.

 

E você leitor, gostou das informações dadas aqui? Se você gostou, dê sua opinião e colabore com nosso post!

Summary
Review Date
Reviewed Item
➞ Como fazer o seu marketing no Youtube ser um fenômeno!
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *