Como fazer o Marketing Digital trabalhar a seu favor?

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje vamos falar sobre o que é marketing de conteúdo e porque você deve adotá-lo. Então vamos aos fatos? Marketing de conteúdo é o conteúdo feito com qualidade e relevância para informar, educar e entreter um futuro ou atual cliente. Essa forma de conteúdo auxilia no processo de gerar leads ou leitores e também induz a um processo de venda para potenciais clientes, ainda traz mais visibilidade e autoridade para seu blog ou site.

O marketing de conteúdo é na verdade a estratégia de produzir conteúdo para seu público-alvo. Ele informa as pessoas para que futuramente elas respeitem a sua marca e a tenham como referência, além de se tornar seus futuros clientes. Portanto o marketing de conteúdo é o combustível do Inbound marketing.

Como surgiu o Marketing Digital?

O significado de marketing digital é relativamente novo. Foi nesse século que se formou o conceito e os estudos começaram a ser realizados. No entanto, mesmo antes da era digital, essa estratégia já existia offline.

Então você deve estar se perguntando se isso não é parte do Inbound marketing? Mas, como podia existir antes da internet? Essa estratégia surgiu em 1895 através da John Deere, uma empresa líder no segmento de máquinas agrícolas.

A empresa publicou na época, uma revista chamada “The Furrow”. A publicação continua no mercado até os dias de hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura. A revista na época foi ousada, pois compartilhou com o público interessado em agricultura um conteúdo todo voltado para o assunto.

Na verdade podemos dizer que o marketing de conteúdo já existe há bastante tempo. Naquela época, a revista cumpriu exatamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra.

O resumo de tudo isso é que marketing de conteúdo significa falar sobre seu nicho de mercado. O que é muito diferente do marketing tradicional, que é direcionado para seus potenciais clientes ou, seja, para descobrir as dores de seus potenciais clientes.

Qual é o propósito de Marketing de Conteúdo?

Você agora deve estar se perguntando: porque devo produzir conteúdo se, posso criar anúncios para vender meu produto? Pois eu lhe digo que a resposta já foi dada lá atrás. A grande vantagem de produzir conteúdo é para fazer marketing do seu produto.

Aliás, essa estratégia conseguiu atingir o que o marketing tradicional não conseguiu. Analise as empresas que estão utilizando marketing de conteúdo hoje. O conteúdo é o foco. É com ele que as empresas de sucesso hoje em dia atraem seus clientes.

Entre os vários objetivos do marketing de conteúdo, podemos destacar:

Aumento da visibilidade do seu site

O marketing de conteúdo tem grande influência nas estratégias de SEO, de qualquer site. Hoje não basta só produzir conteúdo com palavras-chave soltas em textos sem expressão e qualidade. O Google possui um algoritmo de busca que se desenvolveu bastante e já prevê o que é um conteúdo relevante para seus usuários. O tempo de permanência na página e CTR na SERP e a qualidade dos limites referenciados no texto são analisados e influenciam muito no rankeamento.

Aumento da interação com sua marca

O marketing de conteúdo promove um canal interação com sua marca, assim os clientes podem compartilhar seu conteúdo com seus seguidores nas redes sociais. O seu conteúdo, através disso pode ter um alto potencial de engajamento.

Nutrição da sua base de leitores

È importante salientar que por mais que seus leitores estejam bastante engajados com sua marca, nem todo mundo está pronto para consumir seu produto ou seu serviço. Entretanto, isto não quer dizer que nunca serão. Por isto, o marketing de conteúdo é importante para a nutrição dos seus leads com um material relevante, que vai prepara-los para chegarem até o fundo do funil ou, seja até a compra de seus produtos.

Como o marketing de conteúdo ajuda sua marca?

O marketing de conteúdo garantirá seu espaço no mercado brasileiro porque, isso é o que tem acontecido nos últimos anos. Entretanto, o percentual de empresas que utilizam essa estratégia de negócios ainda é pequeno. Portanto, nunca é tarde para você começar o trabalho de marketing de conteúdo na sua empresa.

Como você deve fazer o seu marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo só não é suficiente para promover sua marca. É preciso gerar o máximo de resultados, através de uma estratégia bem planejada. Esse método produz resultados comprovados, pois é necessário disponibilizar um bom tempo para planejar e gerenciar a estratégia.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo, pode se conseguir por meio de várias formas, elas podem ser:

  • Conteúdos ricos;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Vídeos;
  • E-mail marketing.

Percebemos através disso, que para promover um bom marketing de conteúdo não é só escrever um texto em seu blog. É preciso que os resultados apareçam. E por isso é necessário pensar no que vai escrever, quando publicar e em qual canal deverá publicar, qual formato vai usar, que tipo de persona e qual resultado pretendem alcançar. Depois de mapeados os objetivos e definidas as metas, você poderá esperar ótimos resultados do marketing de conteúdo.

Como otimizar seu texto para o Google?

É muito importante seguir as técnicas de SEO nas postagens das suas publicações. Isso tudo lógico, depois de fazer um bom planejamento de temas e definir a frequência de postagens no seu blog. Isso vai fazer com que seu site ou blog seja encontrado e fique bem posicionado nos resultados do Google! Faça a definição de suas palavras-chave e siga algumas técnicas de otimização (SEO).

Na verdade há muitas formas de otimizar suas postagens. Entre elas estão:

  • Url do post;
  • Descrição do post;
  • Título do post;
  • Alt-text das imagens;
  • No mínimo em um cabeçalho H2 do texto.

Ainda é importante o uso da palavra-chave no início do texto e ao longo do texto sem exageros e naturalmente posicionadas!

Você gostou das dicas que foram descritas aqui? Se, gostou, deixe sua contribuição neste post para enriquecê-lo ainda mais. Ficarei feliz em dividir experiências. Não perca tempo e faça seu marketing de conteúdo!

 

 

2 Comentários


  1. Rodrigo, meus parabéns!!! Venho acompanhando seu trabalho, adorei seu artigo. Inclusive aponta para outros sites com conteúdo fantástico. Este é o caminho … Abraços vamos em frente …

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *